quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Fita métrica virtual auxiliará compras de roupas online

Medida certa
Pesquisadores britânicos criaram um sistema baseado na web capaz de capturar as medidas corporais de uma pessoa com alta precisão.
Segundo eles, o aplicativo poderá revolucionar o mercado online de roupas.
O comprador precisa baixar um software que utiliza a webcam do computador ou do smartphone.
O aplicativo é uma espécie de fita métrica virtual, que captura as medidas da cintura, quadris, peito e qualquer outro detalhe que seja importante para cada compra em particular.
O resultado é um cálculo que ajuda o usuário a escolher o tamanho das roupas nos sites que também utilizem a tecnologia, o que é necessário para que as medições e as numerações sejam compatíveis.
Quando o usuário se interessa por uma peça de roupa em particular, ele clica no software para ativá-lo, fica na frente da câmera e deixa o programa fazer o resto - indicar exatamente o tamanho daquela peça que lhe servirá.
Provador confidencial
"Os benefícios potenciais para a indústria da moda e para os consumidores são enormes," disse Philip Delamore, da Universidade College de Londres. "Hoje é comum que as pessoas comprem dois ou três tamanhos diferentes do mesmo item de vestuário ao mesmo tempo porque não têm certeza sobre qual tamanho vestirá melhor."
Na prática, o sistema tem um potencial real para evitar devoluções e trocas, assim como para incentivar a compra entre consumidores que preferem as lojas reais justamente pela possibilidade de experimentar as roupas.
"Não é realista esperar que os compradores online de roupas tenham o tempo ou a inclinação para tomar uma série de medições precisas do seu corpo a cada nova compra. O novo sistema torna tudo muito mais fácil," completou o professor Adrian Hilton, da Universidade de Surrey, que ajudou a desenvolver o sistema.
Segundo os pesquisadores, as fotos tiradas pelos usuários permanecem totalmente confidenciais e não são transmitidas pela internet: tudo o que trafega são as medidas corporais.

 Autor: Jason Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário